segunda-feira, 25 de junho de 2012

“Eu escolhi esperar... e agora?” #4







Último post da série, com o que eu considero o mais negligenciado dos conselhos, porém um dos mais importantes:


3) Desenvolva amizades LEAIS!
Invista em amizades profundas e construtivas! Esse tipo de amizade geralmente não é confortável, mas é benção do Senhor para a nossa vida. Nossa tendência NATURAL é buscar amigos que nos apóiem em tudo, que nos deixem confortem quando precisamos (aquele que é 'parcero' e passa a mão na cabeça da gente quando contamos nossas mancadas) ; amizades leais vão contra essa tendência!

Podemos sim ter “amigos” que não conhecem Jesus ou que são mais novos na fé, mas esses serão alvo de nossas orações e para estes seremos conselheiros e modelos... é importante percebermos quem está sendo influência na vida de quem nesses casos!
A Palavra, porém, nos aconselha a buscar amigos leais, estes são os que suprirão nossa necessidade de “amor de amigo” (que comentei no post #2).
Com estes amigos leais teremos um relacionamento mais próximo, teremos conversas mais sérias e profundas, buscaremos conselho e companhia para orar.
OBS: esses amigos leais devem ser mantidos mesmo quando estivermos namorando/casados... esse é um conselho preciosíssimo e muitas vezes esquecido.  Nenhum relacionamento romântico se sustenta se não houver outros relacionamentos de apoio! É um pouco do que eu já comentei no post #2 também, sobre não sufocar o namorado(a)... aquela história de "nós dois somos suficientes um para o outro e não precisamos de mais ninguém" é mentira!

Falando um pouco mais dessa amizade que devemos buscar, a Palavra nos mostra algumas características de um amigo leal:

* É sábio, conhece a Palavra e te desafia a crescer nesse mesmo conhecimento.
“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” Pv 13:20

*São poucos os amigos assim! Então esteja certo de que não serão muitos, mas serão preciosos os amigos leais!
“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” Pv 18:24

*É sincero, constante.
“Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” Pv 27:9 

E a característica que eu acho que deve ser a mais marcante... a prova derradeira de uma amizade leal:
*Ama o Senhor sobre todas as coisas e preza mais os princípios da Palavra do que o próprio conforto ou a amizade de vocês
“Melhor é a repreensão franca do que o amor fingido.
Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” Pv 27:5-6








Um último conselho que ouvi e foi como uma martelada no meu estômago, o Senhor falou direto comigo e eu decidi e mudei muita coisa depois disso:

O verdadeiro amigo te aproxima do Senhor, quem não te aproxima do Senhor é teu inimigo!


Não tenha medo de decidir pelo Senhor, Ele é Deus e SEMPRE está no controle! Confia como um filho(a) no colo do Pai! Se você não consegue confiar, é porque não sabe direito o Pai que tem! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário